Novidades Epidemiológicas Sobre Tendências em Contraceção
A saúde sexual e reprodutiva é hoje, sobretudo no mundo ocidental, um valor inalienável, que muito contribuiu para o desenvolvimento e assunção da plenitude das personalidades do ser humano.
A difusão e o acesso aos cuidados de saúde nesta área é algo patente na sociedade portuguesa. Apesar de alguns constrangimentos, os dados nacionais são animadores no contexto dos países da
UE.
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma avaliação atualizada da nossa realidade, conhecer com maior profundidade a nossa prática e, mais do que isso, as perceções das utilizadoras e dos ginecologistas portugueses. Por absoluta impossibilidade não incluímos médicos da medicina geral e familiar.
O conhecimento científico destas matérias é fundamental e deve fundamentar as nossas decisões, mas é igualmente muito importante avaliar as perceções dos agentes – ginecologistas e mulheres de per si e entre si – porque radicam nesses entendimentos as suas decisões diárias para uma determinada conduta, por exemplo de aceitação ou rejeição de um determinado método contracetivo.
O presente trabalho foi realizado em colaboração da Gedeon Richter com a Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC), que lhe deu todo o suporte científico.