newsletter #01 - Sociedade Portuguesa da Contracepção

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
A Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC) é uma associação com fins científicos que surgiu em Março de 2010 e tem como objetivos a formação, divulgação de informação, promoção e estudo científico no âmbito da saúde sexual e reprodutiva. 
 
A SPDC está filiada a nível nacional na Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG) e a nível internacional na European Society of Contracetion and Reprodutive Health (ESC) e na Confederation Iberoamericana de Contraception (CIC).
 
Atualmente é já uma entidade reconhecida e de referência nacional no âmbito da formação e informação em contraceção e em saúde sexual e reprodutiva.
 

Atividade científica desenvolvida

A Reunião Nacional da SPDC tem sido realizada anualmente por ocasião do "Dia Internacional de Contraceção" celebrado a 26 de Setembro. 
 
Desde 2010 foram já realizadas 3 reuniões nacionais: 
Desde 2010 a SPDC tem estado presente em diversas reuniões de outras Sociedades Cientificas nacionais.

Colaborou na elaboração do Consenso de Contracepção (2011) com as Sociedades de Ginecologia (SPG) e Medicina da Reprodução (SPMR).

A Reunião Cientifica de 2012 foi realizada com a Sociedade Espanhola de Contracepção (SEC) e com a Confederação Ibero-Americana de Contracepção (CIC).

Em colaboração com a Associação para o Planeamento da Família (APF) tem apoiado ações de educação e divulgação de Comportamento Sexual Seguro na comunidade.

Em 14 de Abril de 2012 foi realizada a Conferência: Contracepção em Mulheres com Doença Oncológica Ginecológica. Esta Conferencia teve lugar no IPO de Coimbra e teve como palestrantes Médicos Ginecologistas diferenciados na área da oncologia. Teve uma importância e qualidade científica reconhecida por todos os presentes.

Durante o ano de 2012 decorreu um ciclo de Workshops formativos no Porto, Coimbra, Lisboa e Faro, com o apoio da Industria Farmacêutica destinados prioritariamente a médicos internos das especialidades de Ginecologia e Obstetrícia e de Medicina Geral e Familiar e a outros profissionais de saúde a desenvolverem a sua atividade profissional na área do Planeamento Familiar. Foram já realizados 2 workshops com os temas "Controvérsias em Contraceção Hormonal" e "Contraceção de Longa duração". O terceiro workshop intitulado "Contraceção e Doenças Crónicas" já realizado em Coimbra, está também planeado para Lisboa, Porto e Faro para o início de 2013. Estes workshops sendo sessões predominantemente práticas tiveram um número de inscrições limitadas (20-25 participantes cada). A sua realização foi simultânea em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro e devido às elevadas solicitações serão repetidos durante o ano de 2013.

Com o intuito de promover e incentivar a investigação nesta área e com a colaboração da empresa farmacêutica Gedeon-Richter a SPDC constituiu o "Prémio em Contraceção", anual e atribuído pela primeira vez este ano, na 3ª Reunião Nacional, a dois trabalhos em ex-aequo:

O site www.spdc.pt é muito dinâmico com atualizações regulares e onde poderá consultar as várias ações em curso (reuniões, formações e congressos), legislação sobre educação sexual, contraceção e interrupção de gravidez e as publicações nacionais e internacionais mais importantes (incluindo o Consenso de Contracepção 2011).

 

Atividade científica a desenvolver

 A SPDC e a Sociedade Portuguesa de Pediatria (secção de medicina do adolescente) vão realizar no próximo dia 6 de Abril, em Coimbra, uma reunião intitulada "Os adolescentes e o aconselhamento contraceptivo". Ver mais informações em www.spdc.pt.

O ciclo de workshops em contracepção vai continuar em 2013. O primeiro workshop "Controvérsias em contracepção hormonal" será realizado dia 22 de Março, em Coimbra. Mais informações em www.spdc.pt.

A 4.ª Reunião Nacional da SPDC realizar-se-á a 27 e 28 de Setembro de 2013, no Porto, com informações mais detalhadas no site da Sociedade (www.spdc.pt) e na próxima Newsletter. 


Prémio em Contracepção 2013 (SPDC / Gedeon-Richer)

 
 

 
A importância de promover a investigação na área da contracepção justifica a continuidade do prémio no ano de 2013. Para consultar o regulamento clique aqui

 

 
   

First Global Conference on Contracetion

De 22 a 25 de Maio de 2013 vai decorrer a First Global Conference on Contracetion, Reprodutive and Sexual Health em Copenhaga, Dinamarca.

Primeiro evento científico deste género desenvolvido pela ESC com o objetivo da promover o conhecimento e uma interação social com profissionais de todo o mundo envolvidos nas áreas da saúde sexual e reprodutiva. Neste congresso internacional estão envolvidas diversas Sociedades Internacionais (incluindo a SPDC) tal como líderes científicos de reconhecimento internacional na área, que certamente vão assegurar uma reunião com elevado nível científico. Site
www.escrh.eu/events/esc-events/2013.

Em 2010 no Congresso da Sociedade Europeia de Contracepção e Saúde Reprodutiva, que ocorreu em Haia, a SPDC apresentou a candidatura de Portugal (Lisboa) para a realização do 13º Congresso da ESC, que foi aceite. Assim, reserve já na sua agenda as datas de 21 a 24 de Maio de 2014, para o 13th Congress of European Society of Contraception and reproductive Health, em Lisboa. www.escrh.eu